domingo, 6 de maio de 2012

Cupcake

Finalmente, após tempos, fiz meu primeiro cupcake! Nunca tinha feito bolo, muito menos cupcake. Portanto, ontem foi um dia de desafio para mim. Com o auxílio do Sr. Ricardo Aparecido, conseguimos fazer essa belezura!




Massa
3 xícaras de chá de leite
3 xícaras de chá de achocolatado
9 ovos
9 xícaras de chá de farinha de trigo
12 colheres de sopa de manteiga
4 xícaras e meia de açúcar
3 colheres de sopa de fermento em pó
3 colheres de sopa de essência de baunilha

Recheio
Chantilly

Cobertura:
Ganache
4 barras de chocolate ao leite
2 caixas de creme de leite


MASSA -> Devo dizer que foi uma lambança fazer essa massa. Pense numa mesa de cozinha imunda, cheia de açúcar derramado e farinha... chão sujo de massa de muffin... Foi engraçado! hehehe
Como na minha casa não tem batedeira (devo providenciar uma em breve), batemos os ovos, açúcar e manteiga no liquidificador. Na receita original iriam 6 xícaras de açúcar, mas como o achocolatado tinha açúcar já e a cobertura seria de ganache, optei por reduzir para que não ficasse muito doce. Depois acrescentamos o leite e o achocolatado em pó. Nessa altura do campeonato, o liquidificador de 2 litros já estava cheio até a borda. A receita original foi multiplicada por 3, pois inicialmente pensávamos em fazer uns 72 cupcakes, sendo que cada receita, teoricamente, resultaria em 24.

Já digo, usar fôrmas de papel para muffin somente dá um resultado não muito satisfatório... o ideal realmente seria colocar cada forminha de papel dentro de forminhas de alumínio, para manter o formato do bolinho mais arredondado. Aprende-se na tentativa e erro, né? hehehe Como eu usei somente a fôrma de papel, alguns bolinhos ficaram meio quadrados, outros esparramaram, e tivemos algumas pseudo coxinhas tbm... hehehe

Neste link achei algumas dicas com relação às fôrmas: http://www.lidimesnacozinha.com.br/doces/muffins-2

Peneiramos a farinha de trigo junto com o fermento numa bacia e jogamos a massa em cima. Bem, não gostei muito desse procedimento tbm, pois a farinha não misturou direito na massa. Tivemos que usar um mixer, mesmo assim, dava para ver algumas bolinhas de farinha na massa ainda. Preenchemos cada fôrma até a metade com a massa.

Colocamos para assar em forno médio, 180°, por 40 minutos.


RECHEIO-> Compramos aquele chantilly pronto de supermercado, o qual vem numa embalagem Tetra Pak que lembra leite UHT. Devo dizer que o sabor dele puro não é lá grandes coisas, muito menos a textura.
Colocamos em torno da metade do conteúdo da embalagem numa vasilha e batemos com uma batedeira na velocidade máxima, conforme manda a embalagem. Já digo que sobrou chantilly e que metade foi demais. hahahah
Usamos o bico de confeiteiro e preenchemos o muffin com o chantilly.


COBERTURA-> Devo dizer que apanhei do ganache. Coloquei creme de leite demais e ele não ficou na textura que eu queria. Segundo receitas da internet, seria mais ou menos 1 lata de creme de leite para cada barra de chocolate. Lorota. Fica molenga e longe daquela textura endurecida de ganache que se vê geralmente em coberturas de cupcakes. Colocamos a princípio 2 barras de chocolate, derretemos no micro-ondas, usando o esquema de 30/30 segundos. A cada 30s tiramos o chocolate do micro-ondas e mexemos, até conseguirmos derreter todo o chocolate. Aprendi isso numa receita que vi a dona do Cacauá fazer no Terraço ano passado, de trufa de pistache (nhamm)! Acrescentamos mais 2 barras para ver se a textura chegaria a algo que queríamos. Nada. Pensei em esfriar a mistura, para ver se ela ficava na textura que eu queria. Coloquei no freezer e tirei de tempos em tempos para mexer.Uma decepção total. Achava que não ia dar certo. Depois de esperar ansiosamente por uns 10 minutos, o ganache ficou quase perto da textura que eu queria. Como era o que eu tinha em mãos, usei ele do jeito que ficou mesmo. hahahaah Se vc pensa que usar um bico de confeiteiro é fácil, enganou-se. Eu me sujei toda usando ele. Outra lambança total. hahaha O ganache saiu algumas vezes pela parte de trás e causou uma baita sujeira. Além disso, usei um bico muito fino (era o que tinha) e eu demorei um bom tempo para pegar jeito, velocidade e conseguir cobrir os bolinhos. 

A melhor parte é a decoração dos bolinhos. Cobrimos cada um com ganache, colocamos uma pitada de chatilly e granulado colorido em cima. Ficou tão lindinho!

Achei que ia ficar ruim o sabor, estava decepcionada por tanta coisa ter dado errado, mas no fim, o sabor surpreendeu e eu fiquei feliz com o resultado. Ficou melhor do que eu achei que ficaria. Não ficou muito doce, o chantilly quebrou a secura da massa, o ganache ficou gostoso na quantidade que colocamos em cima.
Gostei!!

Agora preciso adaptar a massa para ela ficar mais fofinha e menos seca... além do ganache ficar mais duro... Vamos ver se na próxima dará certo!!

- Juliana Fonseca -

Nenhum comentário:

Postar um comentário